top of page
  • polimatiablog

O que podemos aprender com Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo?

Por André Bastos Gurgel


Hoje vamos falar sobre uma lenda viva dos investimentos: Mr Warren Buffet! Embora não concorde com todas suas ações e opiniões, Buffett é considerado o maior investidor de todos os tempos com uma fortuna que ultrapassa os setenta bilhões de dólares, adquiridos durante muitas décadas de investimento no mercado de ações. De acordo com a Forbes, é o sexto homem mais rico do mundo.


Inicialmente vamos começar com um mito muito difundido por educadores financeiros. Costumam contar que Buffett começou do zero, que teve uma infância pobre e precisou trabalhar desde muito jovem, vendendo Coca Cola de porta em porta. Ora, trata-se de uma meia verdade, uma vez que o pai de Buffett era um empresário conhecido e com boas conexões políticas. O trabalho infantil na época era bem visto na época, incentivado até por famílias com condições, como uma forma de moldar o caráter do jovem.


Agora o que podemos aprender com Warren Buffet? Buffett exercitou sempre a paciência nos investimentos. Enquanto muitos seguiam a manada e buscavam lucros exponenciais rápidos, Buffett aplicava o buy and hold, filosofia de investimentos que consistia em comprar ações de boas empresas visando o longo prazo para receber bons dividendos. Enquanto os traders compram a ação já pensando em vendê-la, holders como Buffett pensam em mantê-la em carteira por um prazo indeterminado, só vendendo em dois casos: a empresa deixou se ser um bom negócio ou encontrou uma boa oportunidade numa outra empresa.


Uma outra característica interessante de Warren Buffet é o uso de análise fundamentalista. A análise fundamentalista consiste em coletar dados e saber ler indicadores para entender a saúde financeira da empresa e se vale a pena adicioná-la à carteira. Todavia, o mais essencial é saber se uma ação está cara ou barata. Já vi muitos influenciadores falarem que o preço de uma ação não importa para um holder, mas não faz sentido pensar assim! Quem não gosta de uma boa liquidação? Podem ter certeza que Warren Buffet, Benjamin Graham, Charlie Munger e muitos outros adoram quando pagam barato por boas empresas!


Agora o último conselho: não esperem ficar ricos da noite para o dia como holders. É uma estratégia que leva anos. No começo seus dividendos vão pagar só uma assinatura de streaming, mas aos poucos poderão pagar as contas do supermercado e até a pagar todas as contas. Aí temos o que se chama de liberdade financeira!


Sobre o autor


André Gurgel é bacharel em direito e contábeis. Tem especializações em finanças, mercado financeiro e direito e é mestre em administração.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page