top of page
  • polimatiablog

O futuro é cripto?

Atualizado: 27 de abr.

Por André Bastos Gurgel


Criptomoeda é uma forma de moeda digital que utiliza criptografia para garantir transações seguras, controlar a criação de novas unidades e verificar a transferência de ativos. Durante muito tempo grandes investidores como Warren Buffett afirmaram que esta nova forma de transação não passaria de uma moda passageira, que logo o bitcoin iria cair e todos os investidores que apostaram na sua ascensão iriam ver seus capitais desaparecer num piscar de olhos.


Buffet reiteradamente dizia que as criptomoedas não tinham lastro, que seriam só um mecanismo de especulação e logo os investidores passariam a investir em ativos mais tradicionais. Havia uma certa razão de um dos investidores mais rico do mundos ao pensar assim. O que dá o valor do dólar? O lastro! É a moeda da maior economia do mundo, o que garante o seu valor, por isso é a moeda mais comumente utilizada nas transações internacionais e para proteção de carteira (acreditem! Quem não tem dólar hoje em dia é louco!). Já o bitcoin, a moeda mais popular, até pouco tempo não tinha o menor lastro, segundo buffett.


Vejamos por que o bitcoin e outras criptomoedas podem ser uma boa escolha:


1- Têm um potencial de valorização impressionante. São voláteis, mas o investidor experiente sabe quando entrar e como sair no longo prazo. Para terem uma ideia nos últimos cinco anos o bitcoin valorizou-se 1340%; já o Etherium, outra criptomoeda famosa, 2400%!!

2- Podem ser uma boa escolha de proteção de carteira. Foi o que salvou as economias dos afegãos quando o governo do talibã tomou conta do sistema bancário tradicional.

3- o investidor também pode minerar o ativo através e um processo de mineração, mas ressalte-se que é um processo que demande um alto consumo de energia e convém fazer um estudo de viabilidade antes para saber se o negócio é rentável.


Percebe-se que o Mr Buffett estava errado em relação a cripto, então posso dizer com quase certeza que o futuro é cripto. Só tomem cuidado! Nada é certo no mercado financeiro, a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, então façam seus estudos ou contratem uma assessoria de investimentos especializada. Para conhecer mais sobre minha assessoria, clique aqui: https://polimatiablog.wixsite.com/polimatia/consutoria-financeira


Sobre o autor


André Gurgel é advogado e bacharel em Ciências Contábeis. Tem quatro especializações em finanças e investimentos e um mestrado em administração.

29 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page